sábado, 27 de agosto de 2011

Alegre-se Jovem

“Alegre-se, jovem, na sua mocidade” (Ec 11.9).
Ênfase – Decisões que visam apenas Momentos de Alegria

O que te deixa alegre? O que te empolga? O que te impressiona? O que te emociona de alegria? O que te faz dar gargalhadas? O que faz você sorrir? O que faz você vibrar em êxtase de alegria?

Os mais velhos, tipo, os nossos pais, os nossos avôs são bem seletivos quanto às coisas que os deixam alegres, já pra moçada qualquer coisa pode ser razão pra rir e curtir.

Pensar em um programa de sábado ou domingo “à tarde” pra turma dos 30 pra cima é algo bem complicado, mas pra galerinha até os 30 fica fácil de arrumar algo legal pra fazer, e se divertir.

Ou seja, o que o autor de Eclesiastes quis dizer com “Alegre-se, jovem, na sua mocidade”? Isso, de modo geral é algo que nem precisa ser lembrado para juventude, principalmente para essa geração. É natural, e supernormal perceber que a fase da mocidade é cheia de “momentos alegres”.

“Se você ver um jovem com “a personalidade muito séria” é porque ele possivelmente avançou de fase muito rápido, e se você ver um adulto “extremamente brincalhão, o tempo todo” é porque ele possivelmente não passou de fase”.

Porém, Deus nos criou para sermos felizes, e mais ainda, Ele nos exorta para nos alegrar-mos Filipenses 4:4; 1 Tessalonicenses 5:16. No entanto, onde está o problema então?

O PERIGO DA FALSA SENSAÇÃO DE ALEGRIA:

“Eu disse a mim mesmo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil. Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale” Eclesiastes 2:1-2.

“…Não neguei nada do que os meus olhos desejaram… eu me alegrava com todas essas coisas… e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento” Eclesiastes 2:10-11.

“E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos? Raramente essa pessoa fica pensando na brevidade de sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração” Eclesiastes 5:11; Eclesiastes 5:20.

“O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria” Eclesiastes 7:4.

1) Existe a possibilidade de se alegrar por qualquer coisa.
A tendência humana é se alegrar por qualquer coisa, seja lá o que for, o que importa é a minha alegria momentânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário